O novo patriarca de Lisboa já se encontrou com vítimas de abuso sexual no seio da Igreja e manifesta-se disponível para continuar. A afirmação foi feita pelo próprio em declarações à Renascença e à RTP, em Roma, tendo sido posteriormente confirmada à Renascença pelo Patriarcado.
"Existe da minha parte esta assertiva abertura para me encontrar com as vítimas. Estou a agendar o encontro com mais uma", revelou D. Rui Valério.
Todavia, segundo a Renascença, o Patriarcado de Lisboa preferiu não revelar quantos encontros já decorreram, nem as datas, para proteção das vítimas.
O bispo voltou a mostrar-se assertivo na necessidade de ser dado acompanhamento às vítimas, em declarações depois de presidir à celebração de uma missa com voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Igreja de Santo Inácio de Loyola.
"Estou na frente da batalha, não só para resolver o passado mas também para construir o futuro", vincou evidenciado o relatório dos abusos sexuais divulgado em fevereiro, pela Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, que é liderada pelo médico pedopsiquiatra Pedro Strecht.
A Renascença acrescenta ainda que o Bispo assegurou que todas as vítimas que aceitaram estão a ter acompanhamento psicológico.