O PSD não se compromete a seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente em relação ao novo aeroporto. Os restantes partidos pedem sobretudo rapidez na escolha da localização.
Se chegar a São Bento, Luís Montenegro parece já ter definidas as prioridades. Ainda não tinha começado a apresentação do relatório sobre o novo aeroporto, e o líder social-democrata já anunciava um grupo de trabalho para discutir o tema, para que a decisão seja ponderada e consensual.
Com a decisão sobre o local do novo aeroporto a ser da responsabilidade do próximo Governo, o PSD não se compromete a seguir a opção Alcochete.
Decisão que pode vir parar às mãos de Pedro Nuno Santos que em junho do ano passado desautorizou o primeiro-ministro, quando publicou um despacho em que defendia a opção Alcochete, o que quase lhe valeu na altura a saída do Governo. Na altura era ministro das Infraestruturas, agora é candidato à liderança do PS.
Os restantes partidos com assento parlamentar pedem sobretudo rapidez na escolha da localização para o novo aeroporto de Lisboa. A esquerda vai mais longe e criticaram PS e PSD, considerando que "fazem parte do problema e não da solução".
Por mais que haja rapidez, será preciso esperar mais uns anos até que haja efetivamente um novo aeroporto em Portugal a funcionar.