País

Novo aeroporto gera discórdia: comissão independente pede "respeito" à ANA

José Luís Arnaut acusa os peritos de terem motivações pró-Alcochete ou anti-Montijo. Rosário Partidário afirma que o presidente da ANA "deve o mínimo de respeito" à comissão.

Loading...

A localização do novo aeroporto continua a causar discórdia entre a ANA Aeroportos de Portugal e a Comissão Técnica Independente (CTI). A empresa que gere os aeroportos nacionais diz que vai contestar o relatório preliminar que aponta Alcochete como a melhor solução. A coordenadora do estudo, Rosário Partidário, pede respeito pelo trabalho desenvolvido.

Mal saíram as conclusões do relatório preliminar, a ANA criticou o facto de Vendas Novas e o campo de tiro de Alcochete serem apontadas como as melhores opções para a criação do novo aeroporto, deixando de fora a opção Montijo – publicamente defendida pela concessionária dos aeroportos portugueses.

José Luís Arnaut, presidente da empresa, questionou o relatório e a própria CTI. Afirma que os peritos da comissão tinham motivações pró-Alcochete ou anti-Montijo. Rosário Partidário pede mais “respeito” pelo trabalho desenvolvido no último ano.

“A comissão foi nomeada por resolução do Conselho de Ministros e, portanto, não é um bando de playboys que resolveram juntar-se para fazer um estudo. E penso que o presidente da ANA - a ANA que, no fundo, é uma concessionária do Estado - deve o mínimo de respeito àquilo que é uma comissão técnica nomeada pelo Governo e que fez o seu trabalho com toda a dignidade e toda a competência como, aliás, é reconhecido por várias entidades”, afirma a coordenadora da CTI, ao Expresso.

A opção Montijo vai continuar a ser defendida pela ANA, que já anunciou a intenção de contestar o relatório preliminar apresentado pela CTI. O período de consulta pública do relatório preliminar começou esta quarta-feira e vai decorrer até 19 de janeiro.