O Hospital de Santa Maria está sob pressão devido aos constrangimentos nos outros hospitais da região e aos vírus respiratórios. A urgência geral e a pediátrica são as que têm maior afluência e há dezenas de pessoas a aguardar internamento.
A meio da manhã desta terça-feira, cerca de 50 pessoas aguardavam internamento no Hospital de Santa Maria, sobretudo em ortopedia e pneumologia.
Santa Maria é o hospital de vanguarda da região
Nos últimos dias, a procura aos serviços de urgência do Hospital de Santa Maria tem sido maior do que o habitual. Os utentes deslocam-se a este que é o hospital de vanguarda da região uma vez que os restantes estão com constrangimentos
Além da urgência geral, também a pediatria tem tido uma grande afluência. Está há dois dias consecutivos com quase 250 episódios de urgência.
Para já, o funcionamento em rede é feito com limitações. É o caso da Maternidade Alfredo da Costa, que não está a receber grávidas encaminhadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes e não há previsão de quando o atendimento será reaberto.
No Amadora-Sintra, as urgências de obstetrícia e ginecologia vão estar fechadas toda a semana. O mesmo acontece no Barreiro até sábado. Nas Caldas da Rainha e em Loures, este serviço encerra de quinta-feira a domingo. No Garcia de Orta, no Hospital de Abrantes e no São Francisco Xavier vão estar fechadas durante o fim de semana.
No total, há 33 serviços de urgência com constrangimentos em todo o país.