País

De norte a sul: esta quinta-feira são esperados mais constrangimentos nas urgências

A direção executiva do SNS prevê que existam problemas nas urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Braga, Caldas da Rainha, Leiria, na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve.

Loading...

As urgências de ginecologia e obstetrícia estão com grandes problemas em Lisboa. Devido à sobrecarga no serviço, nem a Maternidade Alfredo da Costa nem o Hospital São Francisco Xavier receberam grávidas encaminhadas pelo INEM.

Na urgência do São Francisco Xavier, todas as grávidas que aqui chegam pelos próprios meios são atendidas. Mas por falta de vagas, esta quarta-feira, o INEM não reencaminhou nenhuma grávida para aquele hospital.

O mesmo aconteceu na Maternidade Alfredo da Costa. Grande procura aumenta os tempos de espera, mas o diretor do serviço garante que mesmo havendo constrangimentos não será recusada assistência a nenhuma mulher que lá chegue.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) prevê que esta quinta-feira haja constrangimentos no Hospital de Braga, das Caldas da Rainha, de Leiria e Loures. São também esperados problemas no Hospital Amadora/Sintra, no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e ainda no Algarve.

O organismo liderado por Fernando Araújo diz que em Lisboa e Vale do Tejo haverá sempre seis maternidades a funcionar. Em caso de picos de procura e sobrelotação, está em vigor o protocolo com as Maternidades do Setor Privado, para onde o INEM poderá encaminhar grávidas.