Vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão com serviços encerrados ou condicionados. O hospital São Francisco Xavier, em Oeiras, é um desses casos, com a urgência de pediatria a ser um dos serviços mais afetados. Muitos utentes têm de esperar várias horas para serem atendidos.
Uma mãe chegou com o filho à urgência pediátrica, pelas 07:00 e encontrou o serviço encerrado. A criança estava com febre e falta de ar teve de esperar várias horas para ser atendido.
“A pediatria estava fechada. Nós já estamos aqui desde cedo e é algo urgente para mim, e se é urgente o serviço de urgência estar fechado é chato”, conta Sílvia da Silva.
Filipa Teixeira, outra utente, tentou recorrer às urgências pediátricas da área de residência com a filha durante a noite, mas também encontrou o serviço encerrado
“Fui à minha área de residência, mas tinha fechado às 20:00 a urgência pediátrica. Até tentei ir à urgência normal dos adultos, mas não me atenderam. Pronto e acabei por ir para casa e vim agora aqui à urgência onde ela é seguida para tentar consulta”, explica.
Apesar de reconhecer que a altura do ano seja “um bocadinho complicada”, Filipa Teixeira considera que o sistema está “um bocadinho debilitado a nível de horários para as crianças”. Afirma que o atendimento médico sem constrangimentos só é possível “recorrendo a um particular”, mas lembra que “nem toda a gente pode fazer”.