País

Entrevista SIC Notícias

Chuva na passagem de ano? "A incerteza ainda é muito elevada"

A partir desta quarta-feira, Portugal continental enfrenta a chegada de uma superfície frontal que trará "precipitação persistente" à região do Douro e Minho litoral. Na quinta-feira, estende-se à região Centro.

Loading...

Quatro distritos do continente estão, até ao meio-dia desta quarta-feira, em aviso amarelo por causa do tempo frio. O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Pontes, revela que as temperaturas vão subir e que a chuva vai chegar a algumas zonas do país.

Jorge Pontes afirma que nos próximos dias irá assistir-se a "uma mudança significativa do estado do tempo". Já a partir desta quarta-feira, Portugal continental enfrenta a chegada de uma superfície frontal que trará "precipitação persistente" à região do Douro e Minho litoral. Na quinta-feira, estende-se à região Centro.

"A massa de ar frio vai ser gradualmente substituída por uma massa de ar frio e por isso teremos já amanhã (quinta-feira) uma subida notória das temperaturas mínimas", refere o meteorologista.

Os avisos que vigoram em Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda devido ao frio e ao nevoeiro vão terminar já esta quarta-feira.

Chuva na passagem de ano?

Jorge Pontes, clarifica que até, pelo menos, dia 29 de dezembro vai ocorrer precipitação, "em especial no Minho Litoral". Quanto ao estado do tempo nos próximos dias 30, 31 e 1, o meteorologista revela que no Norte e Centro do país "há uma tendência para a ocorrência de precipitação", mas ressalva que a "incerteza ainda é muito elevada":

"Ontem (na terça-feira), por exemplo, estava prevista bastante precipitação para a passagem de ano, hoje os modelos numéricos em que nos baseamos as nossas previsões já dão muito menos precipitação. Ou seja, os modelos ainda não estão consistentes o suficiente na previsão pata termos certezas, no entanto há uma tendência para a ocorrência de precipitação nesses dias".