País

Urgências do Hospital de São João receberam quase 900 doentes na terça-feira

Já esta quarta-feira, um doente com pulseira laranja, ou seja, considerado muito urgente, tinha, em média, pela frente mais de uma hora de espera na urgência do Hospital de São João, no Porto.

Loading...

No norte do país, o vírus da gripe A tem provocado um aumento da afluência às urgências. Ainda assim, os tempos de espera são inferiores aos que se registam na região de Lisboa.

De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, a meio da manhã desta quarta-feira, um doente com pulseira laranja, ou seja, considerado muito urgente, tinha, em média, pela frente mais de uma hora de espera na urgência do Hospital de S. João, no Porto.

Estas circunstâncias são, ainda assim, melhores do que as de terça-feira, dia em que 853 pessoas recorreram àquele serviço com um atendimento mais demorado.

O aumento de casos de gripe A e de outras infeções respiratórias tem feito com que o número de utentes nas urgência do S. João aumente. Essa situação leva o maior hospital do norte do país a fazer ajustes para minimizar o impacto do aumento de utentes na urgência. Nos dias de maior afluência, o centro hospitalar reforça as equipas e privilegia os doentes mais urgentes.

Internamento do Hospital de Braga lotado

Também o Hospital de Braga tem enfrentado dificuldades acrescidas nos últimos dias, uma vez que Braga está a dar resposta a doentes de outras zonas devido a constrangimentos em unidades do Alto Minho.

A pressão na urgência do centro hospitalar acaba por ter reflexos no internamento, que está lotado. Na manhã desta quarta-feira,12 doentes aguardavam por uma vaga.