País

Aldeia da Covilhã mantém tradições da passagem de ano

Em dias de festa não há mãos a medir em Sobral de São Miguel, onde a passagem de ano valoriza a gastronomia tradicional e, acima de tudo, a partilha.

Loading...

Aproxima-se a festa de fim de ano e nas aldeias do interior do país preparam-se os pratos tradicionais da época. Em Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã, tudo é cozinhado no forno comunitário da aldeia.

A experiência de Maria da Conceição Paiva, habituada aos afazeres desde pequena, alimenta a chama da tradição que se mantém acesa em Sobral de São Miguel, aldeia do concelho da Covilhã, onde o forno comunitário é ainda utilizado. Para preparar pica de bacalhau, típica iguaria que não falta à mesa na época festiva, conta com ajuda extra.

A tradição sobrevive nas mãos de quem dispensa as modernas técnicas de fabrico. Por ali, a natureza é generosa e é um privilégio ter tudo à mão de semear. Facilita a tarefa de quem terá casa cheia com a família vinda da Alemanha na passagem de ano. Maria tem, por isso, motivação que chegue.

A azáfama é própria da época, mas ali tem outro sabor. O forno comunitário acaba por ser local de reencontro e uma oportunidade de aprendizagem.

Em dias de festa não há mãos a medir nesta aldeia onde a passagem de ano valoriza a gastronomia tradicional e, acima de tudo, a partilha. Por ali é garantido: ninguém passa fome.