A semana começa com chuva em todo o país e uma nova descida da temperatura. Em algumas regiões, pode chegar aos sete graus negativos. O Norte e algumas zonas do litoral são as mais afetadas.
A semana começa com chuva em todo o país e uma nova descida da temperatura.
Uma massa de ar frio vai chegar à Europa e as temperaturas podem descer até aos sete graus negativos. O Norte e algumas zonas costeiras vão ser as zonas mais afetadas.
Apesar das temperaturas subirem ligeiramente entre segunda e terça-feira por causa da chuva em todo o país, os termómetros podem marcar temperaturas negativas no nordeste de Portugal, a partir do meio da semana.
Uma massa de ar frio vai passar pela Europa e vai fazer as temperaturas mínimas baixarem em todo o continente e Portugal não é exceção.
O Norte interior e Centro vão ser as zonas mais afetadas pelo frio, podendo haver formação de geada ou gelo.
As mínimas podem variar entre os sete graus negativos no Nordeste transmontano e os oito graus no Litoral Sul.
Crianças, idosos e pessoas em situação de sem abrigo são os grupos mais vulneráveis Em Lisboa, a Câmara tem um plano de contingência caso as temperaturas atinjam os três graus.
O frio, em Portugal dura até ao final da semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma subida das temperaturas a partir de domingo com a entrada de massas de ar tropicais.
Massa de ar mais quente
A partir da tarde desta segunda-feira, "essa massa de ar será temporariamente substituída, essencialmente nas regiões Centro e Sul do território do continente, por outra de origem marítima, mais quente, transportada por uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica", que provocará "nebulosidade e precipitação e uma subida da temperatura mínima" na terça-feira, avançou o IPMA.
Segundo a nota, a partir do final da tarde de quarta-feira, "uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica, e posteriormente o sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima" na quinta-feira.
"Assim, no dia 11, esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul", lê-se no comunicado.
O IPMA acrescentou que, na sexta-feira, "prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro".
"Como tal, está prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, onde terá impacto mais significativo na circulação rodoviária", salientou.