País

Se está a pensar ir até à Serra da Estrela há alguns conselhos que deve ter em conta

A Guarda Nacional Republicana disponibiliza uma série de normas que deve seguir e respeitar caso visite a Serra da Estrela nesta altura do ano.

Se está a pensar ir até à Serra da Estrela há alguns conselhos que deve ter em conta
Peter Charlesworth

A neve pinta de branco o ponto mais alto de Portugal continental o que, naturalmente, atrai muitos visitantes, quer seja para atividades mais radicais, como esqui ou snowboard, quer seja para fazer um mero boneco de neve. Mas se vai passar pela Serra da Estrela tenha em atenção alguns aspetos.

Não é uma novidade, mas ainda assim não deixa de chamar à atenção. A neve que tem caído na Serra da Estrela faz aumentar o fluxo de pessoas na cadeia montanhosa.

De forma a evitar acidentes indesejados, a Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu ao Facebook para divulgar alguns conselhos. Primeiro, aquela força de segurança destaca que é essencial seguir as regras de segurança sempre que praticar atividades de montanha.

Se estiver decidido a aventurar-se pela serra adentro não vá sozinho. Leve sempre companhia para que possam entreajudar-se em caso de necessidade”.

Antes de sair de casa consulte as previsões meteorológicas para que não seja surpreendido pela negativa. A GNR lembra também que deve fazer-se acompanhar sempre de telemóvel ou outro meio de comunicação com a bateria carregada. Mesmo que tenha forma de pedir auxílio em caso de necessidade, deve informar alguém do local onde se irá encontrar.

A Guarda Nacional Republicana recorda que equipamento adequado é um fator que não deve ser, de todo, descurado.

Contactos de emergência

Sempre que necessário pode recorrer ao Posto de Busca e Resgate na Serra da Estrela, através dos seguintes contactos:

  • Número fixo telefone: 275 249 131, de segunda a sexta-feira entre as 09:00 e as 17:00 horas;
  • Número de telemóvel: 961 188 070, disponível 24 horas.