País

Como vai funcionar a nova urgência pediátrica do hospital de S. João?

A obra de remodelação custou 2 milhões e 200 mil euros e vai ser inaugurada este domingo pelo Ministro da Saúde. Esta nova urgência do São João tem 1.500 metros quadrados de área, o dobro da anterior.

Loading...

O hospital de São João, no Porto, duplicou a área da urgência pediátrica e implementou um novo modelo que vai segmentar os doentes poucos urgentes dos que requerem mais cuidados.

Se o utente receber uma pulseira verde ou azul, não deverá passar da entrada do serviço, onde há uma sala de espera própria e dois gabinetes médicos. Esta é uma urgência metropolitana, composta por equipas de três hospitais.

No último ano, a média de atendimentos foi de 220 crianças por dia. Com a remodelação, foi implementado um novo modelo com foco nos casos urgentes
e que exigem tratamento diferenciado.

A linha roxa, por exemplo, orienta os doentes com indicação cirúrgica.

A obra durou sete meses e custou dois milhões e 200 mil euros, cerca de metade foi comparticipada por fundos europeus.