País

Protestos pelo direito à habitação levam milhares de pessoas para a rua

Milhares de pessoas, reunidas pelo direito à habitação, contestaram problemas antigos e recorrentes, ouvidos pela terceira vez em menos de um ano nas ruas de várias cidades portuguesas.

Protestos pelo direito à habitação levam milhares de pessoas para a rua
MIGUEL A. LOPES

Milhares de pessoas manifestaram-se em Lisboa pelo direito à habitação. O protesto organizado pela plataforma "Casa para Viver" estendeu-se da Alameda D. Afonso Henriques até à Rua Augusta. A manifestação repetiu-se no Porto.

Milhares de pessoas, reunidas pelo direito à habitação, contestaram problemas antigos e recorrentes, ouvidos pela terceira vez em menos de um ano na rua.

Acumularam-se muitos testemunhos na manifestação organizada pela Plataforma Casa Para Viver, que junta mais de 100 associações e que se estendeu da Alameda D. Afonso Henriques até à Rua Augusta. Um caminho percorrido por milhares de pessoas, que esperam que este seja um dos temas centrais durante a campanha para as próximas eleições.

O protesto juntou cerca de 30.000 pessoas, numa manifestação pelo direito à habitação que se estendeu por todo o país.



Mais de 500 pessoas protestaram no Porto

Já no Porto, centenas de pessoas desfilaram entre a Praça da Batalha e a Avenida dos Aliados pelo acesso a habitação a preços comportáveis. A passo e passo, sem deixar calar a voz, os presentes pediram mais pela habitação. No total, mais de 500 pessoas participaram na marcha.