País

Homem que subiu ao telhado do aeroporto de Lisboa já teve alta e está "sob vigilância policial"

A PSP confirmou à SIC que o homem, que acabou por se entregar depois de sete horas na cobertura do edifício, foi colocado no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa.

Homem que subiu ao telhado do aeroporto de Lisboa já teve alta e está "sob vigilância policial"
SIC

A PSP confirmou esta quarta-feira à SIC que o homem que escalou ao telhado do aeroporto de Lisboa, onde permaneceu durante sete horas até se entregar às autoridades, já teve alta médica, “encontrando-se neste momento sob vigilância policial no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT) do Aeroporto de Lisboa”.

Apesar de não ter respondido à maior parte das questões colocadas, a força de segurança reconheceu que “no passado dia 29 de janeiro, um cidadão estrangeiro conseguiu evadir-se da zona internacional do aeroporto e escalar até ao telhado do mesmo”.

O homem, de cerca de 30 anos, escapou à vigilância das autoridades numa altura em que “aguardava decisão administrativa relativamente ao seu pedido de entrada em território nacional”.

Ao que tudo indica, estaria mesmo à espera de ser forçado a regressar ao Brasil, de onde é natural.

Ao fim de sete horas de impasse, e apesar dos esforços dos negociadores da Unidade Especial de Polícia, que o tentavam demover, o homem só se entregou após um último esforço para escapar do telhado.

Acabou por ficar encurralado numa estrutura metálica de reduzidas dimensões que sustenta a cobertura do edifício, a cerca de 20 metros de altura, onde acabou por aceder aos apelos dos dois agentes da PSP que até ele chegaram com recurso a uma autoescada dos Sapadores Bombeiros.

O caso obrigou à mobilização de inúmeros meios dos bombeiros, que instalaram um colchão insuflável no local para amparar uma possível queda do homem, e da PSP, que se viu obrigada a cortar parcialmente o trânsito na zona das chegadas. Ainda assim, à exceção dos constrangimentos à circulação, o incidente não afetou os serviços do aeroporto, nomeadamente os voos.

Loading...