País

Ministra da Agricultura reúne-se com manifestantes por videoconferência em Alcochete

A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto. Mais tarde, uma representação dos agricultores concentrados em protesto em Coimbra vai reunir-se com responsáveis do Ministério da Agricultura.

A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes
A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes
PEDRO SARMENTO COSTA

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reúne-se por videoconferência com representantes dos agricultores, na Câmara de Alcochete, confirmou o presidente da autarquia, Fernando Pinto (PS).

Segundo disse à agência Lusa o autarca, a reunião tinha início agendado para as 12:15, estando prevista a presença dos agricultores para a reunião nas instalações da Câmara Municipal de Alcochete, no distrito de Setúbal.

Produtores do Baixo Mondego dialogam com Ministério às 14:00

Mais tarde, uma representação dos agricultores concentrados desde ontem em protesto em Coimbra vai reunir-se, a partir das 14:00, por videoconferência, com responsáveis do Ministério da Agricultura.

Um dos promotores da manifestação, João Monteiro Grilo, disse à agência Lusa que a delegação dos produtores do Baixo Mondego, incluindo ele e o colega Carlos Plácido, foi avisada do encontro por responsáveis da Direção Regional de Agricultura do Centro (DRABL).

"Não sabemos se a própria ministra da Agricultura vai participar", afirmou, indicando que a reunião, a partir das instalações da DRABL, na Baixa de Coimbra, "será com o gabinete" de Maria do Céu Antunes.

João Grilo reafirmou que os manifestantes, com cerca de 250 tratores agrícolas, "não sairão" do local, na avenida Fernão de Magalhães junto à sede da DRABL, "sem discutir o documento" com as reivindicações que foi entregue a esta entidade regional.

Agricultores na rua pelo segundo dia consecutivo

Centenas de agricultores voltaram hoje a manifestar-se em várias regiões do país. Na margem Sul, estão a condicionar o trânsito nos acessos à ponte Vasco da Gama.

RUI MINDERICO

Os protestos dos agricultores portugueses foram organizados pelo Movimento Civil de Agricultores, que se juntou às manifestações que têm ocorrido noutros pontos da Europa.

Na quarta-feira, o Governo avançou com um pacote de ajuda aos agricultores, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que não travou os protestos agendados para hoje, de Norte a Sul do país.

Segundo a informação disponibilizada na quinta-feira à Lusa, a maior parte das medidas que integra o pacote de apoio entra em vigor ainda este mês, com exceção das que estão dependentes de 'luz verde' de Bruxelas.

No contexto europeu, a Comissão Europeia vai preparar com a presidência semestral belga do Conselho da UE uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros do bloco europeu no próximo dia 26 de fevereiro.

Com Lusa