País

A um mês das eleições, Governo assina contrato para a construção do novo hospital de Lisboa

A assinatura do contrato com o consórcio liderado pela Mota-Engil para a construção, manutenção e exploração do novo hospital estava prevista para outubro do ano passado mas acabou por acontecer na semana passada.

Loading...

O Governo prevê gastar mais de 730 milhões de euros com a parceria público privada do novo hospital de Lisboa. O projeto é uma promessa há mais de 40 anos mas só agora foi assinado o contrato para a construção.

A assinatura do contrato com o consórcio liderado pela Mota-Engil para a construção, manutenção e exploração do novo hospital de Lisboa estava prevista para outubro do ano passado mas acabou por acontecer na semana passada, a um mês das eleições legislativas.

Com três edifícios e mais de 800 camas, o Hospital de Lisboa Oriental vai ser construído na zona de Marvila, num terreno de 180 mil metros quadrados. Vai ter um custo de 380 milhões de euros.

O Hospital Lisboa Oriental vai substituir seis unidades de saúde da região de Lisboa. É o caso dos do hospital de São José, Dona Estefânia, Curry Cabral e a maternidade Alfredo da Costa. A concessão da parceria público privada é de 30 anos, mas não inclui a gestão clínica.

Considerado prioritário há quase 15 anos, o projeto para o novo hospital foi lançado durante o executivo de José Sócrates, mas a obra nunca avançou.