País

É na Madeira que os jovens de 18 anos mais consomem álcool

Três em cada 10 jovens com 18 anos já tiveram problemas relacionados com o consumo de álcool e cerca de 68 mil admitem ter bebido em excesso no último ano.

Mulher a beber álcool.
Loading...

Os jovens estão a consumir mais bebidas alcoólicas e com mais frequência, sobretudo na ilha da Madeira, onde o consumo mais do que duplicou em apenas um ano.

O aumento da ingestão de bebidas alcoólicas verifica-se em todas as regiões do país, mas é na Madeira que a situação mais preocupa.

Os dados divulgados pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) mostram que em 2021 que cerca de 5% das pessoas desta faixa etária consumiam álcool diariamente. A percentagem subiu agora oito pontos percentuais situando-se nos 13%.

No norte do país, o aumento não foi tão expressivo, mas ainda cerca de 12% dos jovens admitem ter bebido álcool com mais frequência.

“Nem sempre os consumos aumentam, mas os problemas têm vindo a subir... os comportamentos aditivos pioraram em todas as regiões”, afirma o investigador do SICAD Vasco Calado.

O Alentejo continuar a ser a região com maior prevalência de consumo, cuja tendência foi confirmada pelos dados conhecidos esta terça-feira, que revelam um aumento dos comportamentos aditivos.

No caso do Algarve está pior no consumo de drogas ilícitas.

Mais de 135 mil jovens de 18 anos participaram neste relatório sobre comportamentos aditivos.