País

Câmara resgata animais explorados por pessoas sem-abrigo na baixa de Lisboa

Dos animais detetados, dois coelhos anões foram levados pela Câmara de Lisboa por estarem em risco de vida, enquanto os cães foram devolvidos aos tutores. A autarquia considera a situação “intolerável”.

Câmara resgata animais explorados por pessoas sem-abrigo na baixa de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa detetou oito animais que estavam a ser usados para mendicidade na baixa da cidade. Estavam na posse de pessoas em situação de sem-abrigo. Dois foram resgatados e os restantes devolvidos aos tutores.

Em comunicado, a autarquia especifica que os animais explorados são três cães adultos, três cachorros e dois coelhos anões, que estavam na posse de dois homens e uma mulher.

Depois de analisada a situação pelas autoridades, os dois coelhos foram levados dos tutores por estarem "subnutridos, com falta de higiene e em risco de vida". Já os cães foram devolvidos aos responsáveis, mas vão continuar a ser acompanhados pela autarquia.

Os coelhos foram entregues à SOS Coelhos.

A fiscalização foi feita a “situações de utilização de animais para mendicidade na baixa da capital”, acrescentou a Câmara na nota.

Os animais foram recolhidos numa operação conjunta da Provedoria dos Animais de Lisboa com a Casa dos Animais de Lisboa, a Polícia Municipal e o movimento SOS Coelhos.

Ângelo Pereira, vereador do pelouro da Proteção Animal, considera a situação “intolerável" e diz que a Câmara vai garantir o “respeito e dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo".

As denúncias de exploração de animais para mendicidade na baixa de Lisboa à Provedoria têm “aumentado significativamente”. São feitas por transeuntes que assistem à presença dos animais junto a pedintes “utilizados com o intuito de estimular a esmola”. Só na última semana, houve mais de uma dezena de queixas.