País

Ministro da Educação recebe diretores que exigem exames em papel

Professores de informática recusam resolver avarias e prestar apoio técnico durante as provas.

Loading...

Os diretores escolares vão reunir-se esta segunda-feira com o novo ministro da Educação, Fernando Alexandre, para exigir que as provas do 9.º ano de português e matemática sejam realizadas em papel e não através do computador, como está previsto.

Em causa está a falta de equipamentos e problemas informáticos que, dizem os diretores, comprometem a realização das provas em formato digital.

Além disso, os professores de informática iniciaram esta segunda-feira uma greve a funções de suporte técnico a provas digitais e de manutenção dos equipamentos que serão utilizados, defendendo que estas tarefas não fazem parte das suas funções.

Algumas escolas "estão capacitadas para realizar sem grandes problemas estas provas”, mas muitas outras terão dificuldades, alerta Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, em declarações à SIC.

"Tenho contato com muitos diretores que me dizem que muitas escolas não têm capacidade para responder de imediato à realização destas provas em formato digital. É necessário fazer chegar este constrangimento ao Ministério da Educação e perceber se ainda vamos a tempo, sobretudo para as provas finais do 9º. ano, de aplicar estas provas em formato de papel e esferográfica.”

Os diretores esperam que Fernando Alexandre “tome uma decisão” e a comunique às escolas “no mais curto espaço de tempo possível”.

O calendário de provas e exames começa em maio e vai até 19 de julho.