O Presidente da República aceitou reunir, na próxima quarta-feira, com os subscritores do manifesto que defende uma reforma urgente na Justiça.
O ex-presidente do PSD Rui Rio, um dos subscritores do documento, tem sido um dos mais críticos do funcionamento da Justiça em Portugal. Acusa o Ministério Público de ser pouco eficaz no combate à corrupção e de quebras do segredo de justiça.
Em entrevista à SIC Notícias, Rui Rio, defendeu a existência de representantes fora do sistema judicial para fiscalizarem o Ministério Público.
“Preocupa-me seriamente o estado em que a Justiça está. Há permanentes quebras de segredo de justiça", afirmou.
“A eficácia do Ministério Público no combate à corrupção é muito fraca e é muito fraca porque é muito foguetório, muito burburinho, muita difamação das pessoas e depois vai-se a ver e o resultado final é muito escasso", apontou também.
Críticas que motivaram os subscritores do manifesto a pedir uma audiência à Presidência da República.
Fonte da presidência confirma à SIC que o encontro foi marcado para a próxima quarta-feira, em Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa irá receber uma delegação de subscritores do manifesto, que já tem mais do que as 50 assinaturas iniciais.
Rui Rio será um dos nomes a estar presentes, assim como o antigo presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva.