País

Imigrantes dormem à porta da AIMA para conseguir senha

As longas filas de espera acontecem depois de terem recebido e-mails para pagarem uma taxa de 400 euros, num prazo de 10 dias. 

Loading...

Centenas de imigrantes concentram-se esta terça-feira à porta da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), em Lisboa e no Porto, para regularizar o processo de autorização de residência.

As longas filas de espera acontecem depois de, na semana passada, os imigrantes terem recebido e-mails para pagarem uma taxa de 400 euros, num prazo de 10 dias, sob pena de verem os respetivos processos anulados.

A concentração de imigrantes voltou a acontecer esta terça-feira, no Porto, onde a jornalista Márcia Silva Gonçalves deu conta de que pelo menos 60 pessoas passaram a noite à porta da agência para conseguirem ser atendidas.

Ao todo, há cerca de 70 senhas de atendimento por dia. Por volta das 07:40, já estavam na fila mais de 200 pessoas, a maioria por causa do pagamento da taxa.

O pagamento da taxa que pode chegar aos 400 euros foi aprovado pelo Executivo anterior, confirmou na passada semana o Governo de Luís Montenegro.

O procedimento, do qual o Executivo diz ter tido conhecimento apenas na quinta-feira, terá como objetivo acelerar os milhares de processos pendentes que a AIMA herdou do “desadequado processo de extinção do SEF”.

Sem mandar a AIMA recuar, o Executivo compromete-se, no entanto, a dar uma resposta que seja “socialmente justa e equilibrada”, sem dizer quando. Será apresentada “em breve”, revela apenas o comunicado.