Não era um evento oficial e foi convocado para ser uma manifestação. A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra prometeu que não faltaria o Fado, dando assim início à Queima das Fitas.
Mais lentamente que em outros anos, o Largo da Sé Velha lá foi enchendo. Alguns estudantes na esperança de ver a tradicional serenata, outros mais imbuídos de um espirito de luta.
As comparações com outros anos são inevitáveis. Se para alguns o local é emblemático, há quem dê mais importância à cerimónia, seja qual o for o espaço em que se realiza. Desta vez, não foi exatamente igual ao que se tornou tradição - algo se cumpriu, mas nem a todos agradou.
A Serenata aconteceu diante de milhares de pessoas na Sé Velha. Porém, sem sistema de som, só algumas dezenas terão ouvido o suficiente.
Sé Velha ou Sé Nova?
A Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra, um dos momentos mais aguardados pelos estudantes da cidade, foi esta quarta-feira cancelada pela comissão organizadora. O local do evento foi a grande razão do choque entre a Secção de Fado e a comissão.
De acordo com a organização da Queima das Fitas, não foi possível obter licenciamentos e pareceres positivos por parte das autoridades de segurança para que o evento fosse realizado no local habitual.
"Até à data, como é público, não houve pareceres positivos expressos destas entidades para a realização da Serenata na Sé Velha, porém foi possível perceber que medidas seriam necessárias para a realização do evento onde todos desejamos que ele possa acontecer".
O "plano" B" da COQF, a Sé Nova, nunca foi aceite pela Secção de Fado, que conta outra versão da história.
"Quer por inércia de certas entidades, quer por má fé de outras, vimos a Comissão Organizadora da Queima das Fitas a desistir da luta ao último momento quando já se tinha confirmado com as entidades um plano viável para realizar o evento na Sé Velha. Mais estranho ainda, foi terem anunciado um evento em que sabiam que a Secção de Fado não iria atuar, criando assim expectativas falsas e confusão na comunidade Académica", afirma a Secção de Fado.