Em campo, a seleção da Áustria contra a seleção portuguesa. Entre os jogadores de Portugal estão, por exemplo: à baliza, Pedro Vieira, gerente de exportação numa quinta vinícola do Alentejo, ou João Melo, Viticultor ou o capitão de equipa, Paulo Vida, comercial numa empresa de vinhos. É aliás o mundo do vinho que os une. Jogam, na Bairrada, o VinoEuro 2024.
Um torneio europeu de vitivinicultores, organizado pela União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos.
A primeira edição do VinoEuro foi em 2018, na Eslovénia. Pela primeira vez, o torneio europeu acontece este ano em Portugal. Nos concelhos bairradinos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro.
Nascido no concelho de Anadia, foi jogador e treinador durante décadas. Agora, Toni é o selecionador desta equipa.
Defrontam-se pelo desporto e pela competição. Mas é a paixão vínica que enriquece o evento internacional. Terminada a agenda desportiva, joga-se então a esperada terceira parte.
O sorteio ditou que os jogadores checos conhecessem uma quinta produtora de vinhos em Anadia. As visitas guiadas e provas de vinhos portugueses, fazem parte da estratégia do torneio. Promover territórios, produtos vínicos e a gastronomia do país e da região.
O VinoEuro realiza-se de dois em dois anos. Em 2026, deverá ser a Itália a receber o torneio, com competições no relvado e brindes nas vinhas italianas.
