A nota à imprensa, enviada pelo Gabinete do ministro da Defesa, informa que Nuno Melo solicitou uma auditoria a todos os licenciamentos de atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares, abrangendo o período de 2015 até ao final do governo de António Costa. O gabinete do ministro indicou suspeitas de falhas de controlo por parte da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e do Gabinete Nacional de Segurança.
O pedido de auditoria foi enviado às redações e publicado no site do Ministério da Defesa. No entanto, o Gabinete Nacional de Segurança, que responde ao primeiro-ministro, não foi previamente informado. O Gabinete Nacional de Segurança declarou:
"Estranhamos a distribuição deste comunicado que menciona o Gabinete Nacional de Segurança, sobre o qual não tivemos qualquer conhecimento."
O processo de licenciamento é gerido pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, enquanto o Gabinete Nacional de Segurança é responsável pela credenciação de segurança de empresas e dos seus titulares.
A auditoria proposta abrangerá todos os licenciamentos de atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares, incluindo a importação e exportação de material militar.
