País

Onda de assaltos preocupa moradores da freguesia de Lomba da Maia nos Açores

A pequena freguesia da Lomba da Maia na ilha de São Miguel tem sido alvo de dezenas de furtos nos últimos meses.

Loading...

Uma onda de assaltos está a revoltar a população da freguesia de Lomba da Maia, na ilha de São Miguel, nos Açores. Os moradores garantem que não há dia em que uma casa ou estabelecimento não sejam assaltados.

Os dias ainda são de sobressalto para Iria Couto, que pela primeira vez viu o café que tem há mais de 30 anos ser assaltado e ficou com com um prejuízo de mais de 5 mil euros.

"Reviraram gavetas, armários, reviraram tudo. Levaram a máquina de tabaco que foi aparecer ali para baixo toda partida, toda escarolada", explicou a proprietária.

A pequena freguesia da Lomba da Maia na ilha de São Miguel tem sido alvo de dezenas de furtos nos últimos meses.

"Eles estão a ser violentos. Atiraram uma faca a um senhor. Esta gente está a tomar conta da Lomba da Maia e a policia não pode fazer tudo, não pode estar em todos os lugares", acrescentou.

Proprietários e moradores dizem sentir-se inseguros perante esta onda de assaltos.

"Foram a casa da minha sogra e levaram-lhe dois telemóveis, uma catana, uma máquina de cortar o cabelo e 50 euros", contou Érica Rocha também moradora da freguesia.

Quem aqui vive garante que não há dia sem ocorrências.

"Está a começar a preocupar as pessoas porque todas as noites há pessoas assaltadas. Os ladrões já visitaram todos os estabelecimentos comerciais aqui da freguesia", garantiu Alberto Ponte, o presidente da junta de freguesia.

E nem os alarmes ou as câmaras de videovigilância parecem intimidar quem assalta.

"A maioria [dos assaltos] é por arrombamento e casas que não tem alarme, mas mesmo com alarme eles têm conseguido porque são um grupo organizado. Quando chega a polícia ou o dono já não há nada", acrescentou o presidente.

A população pede justiça e penas eficazes para quem comete os crimes. Quem aqui vive só quer poder voltar a ter segurança.