País

Advogado da mãe das gémeas vai ser ouvido na Comissão de Inquérito

O advogado Wilson Bicalho, que representa a famílias das gémeas luso-brasileiras que receberam um tratamento milionário em Portugal, vai ser ouvido pelos deputados no próximo dia 28 de junho.

Advogado da mãe das gémeas vai ser ouvido na Comissão de Inquérito
Horacio Villalobos

O advogado da mãe das gémeas vai ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito dia 28 de junho. Também a mãe das meninas será ouvida pelos deputados e está até disponível para fazê-lo presencialmente, apurou a SIC Notícias.

"Fui notificado ontem [quinta-feira], mas pela prerrogativa legal mandei um 'mail' para a Assembleia da República para ver se havia algum erro no envio do documento ou se realmente era destinado a esse mandatário. Após a confirmação de que era direcionado a mim, já me dei por colocado", disse Wilson Bicalho à agência Lusa depois da notícia avançada pela SIC Notícias.

Em causa está o tratamento, em 2020, de duas gémeas residentes no Brasil, que adquiriram nacionalidade portuguesa, com o medicamento Zolgensma. Com um custo total de quatro milhões de euros (dois milhões de euros por pessoa), este fármaco tem como objetivo controlar a propagação da atrofia muscular espinal, uma doença neurodegenerativa.

O caso foi divulgado pela TVI, em novembro passado, e está ainda a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e a IGAS já concluiu que o acesso à consulta de neuropediatria destas crianças foi ilegal.

Também uma auditoria interna do Hospital Santa Maria concluiu que a marcação de uma primeira consulta hospitalar pela Secretaria de Estado da Saúde foi a única exceção ao cumprimento das regras neste caso