País

Em Alfama já se vive os Santos Populares

As festas populares trazem uma nova vida ao bairro lisboeta durante o mês de junho. Os antigos moradores voltam ao tradicional bairro e os comerciantes adaptam as suas lojas.

Loading...

Sandra e José trabalham nas ruas de Alfama todo o ano, mas no mês de junho os seus dias mudam. A tradição dos Santos Populares é antiga e Alfama mudou muito desde os primeiros anos em que se começou a festejar o Santo António.

Alguns moradores não gostam de viver por estas ruas durante o mês das festas, mas muitos deles dizem que o Santos populares lhes relembram a vida do bairro de Alfama de antigamente.

"Durante o ano inteiro é só turismo, 90% é turismo, e agora não. Voltaram as pessoas que moravam aqui, que saíram daqui, e, então, é uma alegria. Pessoas que só vejo de ano a ano, nestas alturas. Mas é uma altura de muito trabalho, geralmente compensa, mas há muito trabalho", explica José.

José monta o balcão à porta da sua loja e Sandra estende o horário nos melhores dias da festa e deixa a padaria aberta até de madrugada.

"São aqueles clientes que já vêm um bocadinho mais bem dispostos, aliás nesta altura anda sempre tudo muito bem disposto. Mas basicamente é isso, são as pessoas que vêm buscar o pão com chouriço, que também faz falta de vez em quando, vêm buscar uns salgadinhos, umas merendas. Os retiros que vêm buscar pão, porque entretanto vai faltando e elas vêm cá buscar pão", relata Sandra.

E há mesmo quem volte só durante este mês para abrir o negócio que passa de geração em geração. O tradicional mistura-se agora com os turistas que cada vez passam mais por estas ruas. Alfama veste-se com cores durante o mês de junho e prepara-se a festa logo pela manhã.