País

Pressão nas urgências: fim de semana prolongado pode trazer perturbações

A Federação Nacional dos Médicos lembra que a falta de profissionais que continua a impedir que as escalas sejam asseguradas.

Loading...

O fim de semana prolongado vai trazer perturbações aos serviços de urgência um pouco por todo o país. Este sábado, um doente com pulseira amarela tem de esperar mais de 10 horas nas urgências do hospital de Setúbal. Se tiver pulseira verde o tempo de espera duplica. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lembra que a falta de profissionais que continua a impedir que as escalas sejam asseguradas. Joana Bordalo e Sá antecipa um junho complicado nos serviços de urgência do país.

Apesar de mais significativos na região de Lisboa e Vale do Tejo, os constrangimentos nas urgências são transversais a todo o país. A falta de médicos continua a impedir o assegurar das escalas.

Além dos longos períodos de espera, há unidades a fechar, como é caso da urgência de obstetrícia de Almada, que encerra já na próxima quinta-feira devido à falta de médicos. Aos encerramentos junta-se a falta de informação sobre as urgências desta especialidade. A partir deste mês, os mapas passam a estar apenas disponíveis através da linha SNS 24.

O fim de semana prolongado em todo o país, com o feriado de 10 de junho, será mais um teste à resistência das urgências que nestes períodos têm sempre mais afluência.