País

Votação sobre IRS vai mostrar se emigração jovem "é ou não uma preocupação" dos partidos

A ministra da Juventude e Modernização desafia a oposição a aprovar a proposta do Governo de redução do IRS.

Loading...

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, diz que a votação sobre o IRS vai demonstrar se o combate à emigração jovem é uma prioridade para todos os partidos.

"Aquilo que eu espero é que haja alguma sensibilidade por parte dos partidos no sentido de perceber se a saída (...) de jovens para fora do país é ou não é uma preocupação."

A ministra desafia a oposição a aprovar a proposta do Governo de redução do IRS.

O Parlamento tem em apreciação várias medidas fiscais desde que o novo Governo entrou em funções, sobretudo visarem o IRS e o IMT e a dirigirem-se sobretudo aos mais novos.

Uma das propostas remetidas à avaliação dos deputados prevê a criação de taxas de IRS mais baixas para pessoas até aos 35 anos de idade.

De uma forma genérica, essas taxas serão de valor equivalente a um terço das aplicadas à generalidade dos trabalhadores e pensionistas. Esta redução das taxas aplica-se até ao 8.º escalão de rendimento coletável anual (ou seja até 81.199 euros), sendo que é possível a estes contribuintes optarem anualmente por beneficiar deste novo regime ou do IRS Jovem que já existe atualmente.

Com Lusa