A praia fluvial de Alverangel é uma das mais conhecidas do interior dos país, um espaço que há décadas atrai gerações. No entanto, no início do ano o acesso a esta praia fluvial pública foi vedado. Em causa está a construção de um portão por parte do mais recente proprietário deste terreno.
A SIC chegou à fala com o proprietário, empresário no ramo da fast food, que não quis gravar declarações. Expressou apenas à população a sua vontade em limitar os acessos a este local.
O homem defende que este caminho é privado. Uma versão contrária à da população.
"É público, toda a vida foi!", diz uma moradora.
"É uma coisa do povo, sempre foi, e acho que temos de lutar pela causa e temos de lutar para não perdermos as coisas que sempre foram nossas", acrescenta outra moradora.
Há mesmo quem afirme já ter sido expulso.
"Uma senhora, quando eu estava a descer, disse-me para eu não ir para baixo porque o homem estava ali todo exaltado a dizer que ia chamar a polícia e que não podíamos estar ali. Nós acabámos por arriscar e fomos até lá baixo, mas acabámos por vir embora porque o senhor estava a dizer que ia chamar a polícia", explica uma jovem moradora.
A SIC sabe que o Município de Tomar tem tentado o contacto com o proprietário, no entanto até ao momento não há uma solução à vista.
A população promete não baixar os braços e já criou uma petição pública para voltar a ter acesso a este espaço natural. Até uma decisão das entidades responsáveis, o acesso à praia de Alverangel apenas é possível através de barco.