O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já reagiu à eleição de António Costa para a presidência do Conselho Europeu. Reforçou que o atual Governo português “não só apoiou como se empenhou fortemente para que tal objetivo fosse alcançado.”
Luís Montenegro diz que António Costa era o candidato, dentro de todas as famílias políticas da União Europeia, que reunia a “experiência, capacidade de diálogo e de concertação”.
"A Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam", escreveu o primeiro-ministro na rede social X (antigo Twitter).
António Costa tomará posse em dezembro. Sucede ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu.
O primeiro-ministro recordou ainda as propostas referentes a Ursula von der Leyen para um segundo mandato na Comissão Europeia e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária.