País

Marcelo apela a que “portas de diálogo” entre Governo e polícias se mantenham abertas

O chefe de Estado acredita que a segurança do país nunca será posta em causa pelos profissionais deste setor, mas admite que há oportunidade para que o Governo continue as negociações.

Loading...

O Presidente da República apela ao Governo e às forças de segurança que continuem as negociações. Um pedido que chega depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter recusado rever a proposta apresentada pelo Executivo aos sindicatos.

“Espero que continue o espírito de diálogo e de compreensão”, afirmou, esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.

O chefe de Estado considera que, apesar das reivindicações que apresentam, as polícias “nunca colocarão em causa a segurança”. “Pelo contrário. São fatores de segurança exemplares no nosso país”, sublinhou.

Mas a discussão e a apreciação do estatuto remuneratório destes profissionais deve, na opinião do Presidente da República, continuar.

“Certamente que haverá oportunidade de continuarem a falar com os responsáveis políticos e os responsáveis políticos com as forças de segurança”, expressou Marcelo Rebelo de Sousa. “Penso que as portas de diálogo continuarão, certamente, abertas.”

O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, estar disponível para acertos no acordo com as forças de segurança, mas garantiu que o Governo "não vai colocar nem mais um cêntimo" na proposta.

Luís Montenegro considera que já foi feito um esforço "medonho" e que o Executivo não pode deixar “de se preocupar com toda a sociedade".