Três pescadores morreram esta quarta-feira, no naufrágio da embarcação de pesca "Virgem Dolorosa", ao largo das praias de Leiria. Estavam a bordo 17 pessoas. A maior parte dos tripulantes era da Figueira da Foz, mas a bordo havia ainda dois indonésios. Dos sete pescadores que receberam assistência hospitalar, um está em estado grave. Na comunidade piscatória o momento é de luto e de consternação pela perda de três homens no mar.
"Está tudo sem palavras, ninguém consegue explicar o sentimento de dor"
António Lé é o armador da embarcação que naufragou. Ele, os sobreviventes e toda a comunidade piscatória da Figueira da Foz estão profundamente abalados com o que aconteceu.
"Traumatizados vêm todos. Os próprios colegas que não sofreram os acidentes, que entraram na ação de socorro vinham todos abalados e a comunidade está destroçada", conta António Lé, armador da embarcação.
A bordo da embarcação que naufragou seguiam 17 tripulantes. Todos homens entre os 20 e os 60 anos. Dois eram indonésios, mas a maioria é da terra e não era só o mar que os ligava.
"Nessa embarcação há pescadores uns familiares dos outros (...). Lourosa, Figueira, é tudo do concelho da Figueira da Foz".
Dos 11 pescadores que sobreviveram, sete foram transportados para Hospital da Figueira da Foz e estão em observação. Um está em estado grave, com uma insuficiência respiratória. Deverá ser transferido para Coimbra para a unidade de cuidados intensivos. No entanto, a diretora clínica do Hospital da Figueira da Foz, Sónia Pereira, acredita na sua recuperação.
Além da assistência médica, os pescadores terão ainda o apoio assegurado pela a autarquia.
"A mim cabe-me expressar a dor e garantir que tudo faremos para apoiar as famílias", diz Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara da Figueira da Foz,
Também o presidente da República e o primeiro-ministro lamentaram as mortes do naufrágio e apresentaram as condolências às famílias das vítima. Luis Montenegro enalteceu o trabalho das autoridades durante as buscas de socorro. Marcelo Rebelo de Sousa diz que esta é uma tragédia para todos.