País

Luís Bernardo, o ex-assessor de Sócrates que tem um currículo invejável e agora é investigado por corrupção

Parte do percurso de Luís Bernardo foi como assessor de imprensa. Desde Manuel Maria Carrilho passando por António Guterres até José Sócrates. Integrou também o mundo do futebol de dois grandes clubes portugueses - Benfica e Sporting, onde esteve ligado à parte da comunicação dos dois clubes.

Loading...

Luís Bernardo, ex-assessor de José Sócrates enquanto primeiro-ministro , é o principal alvo de uma megaoperação de buscas da Polícia Judiciária (PJ) esta quinta-feira. Não há imagens públicas desse tempo, mas ficou a memória de um momento em que Sócrates lhe pediu ajuda e todo o país ouviu.

O país ficou a conhecê-lo pelo primeiro nome quando o antigo primeiro-ministro decidiu ensaiar à frente das câmaras de todas as televisões o anúncio do pedido de ajuda financeira à Comissão Europeia em abril de 2011.

Luís Bernardo foi assessor de imprensa do antigo primeiro-ministro desde 2005 até 2011 mas nunca foi um 'Sócratico'.

Era um dos muitos quadros socialistas contratados por José Sócrates mas formados quando António José Seguro foi líder da Juventude Socialista (JS) tendo integrado os órgãos dirigentes da JS.

Ainda chegou a ser jornalista na TVI mas abandonou a profissão para ser assessor de imprensa do então ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho. Depois ainda foi promovido a assessor de António Guterres no segundo Governo do atual Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU).

A demissão do primeiro-ministro e a vitória de Durão Barroso nas legislativas de 2002 levaram-na a apostar numa carreira privada numa empresa familiar de comunicação institucional.

Seguiram-se os anos com José Sócrates que lhe deram o capital de experiência acumulada e contactos que lhe permitiram tornar-se num empresário de sucesso quando deixou de trabalhar para o Governo depois da derrota de José Sócrates nas eleições de junho de 2011.

Do Governo para o mundo do futebol

Passou a ser requisitado por autarquias e empresas relevantes e clubes de futebol. Primeiro no Benfica, ao lado de Luís Filipe Vieira, depois no Sporting de Bruno de Carvalho para definir a estratégia de comunicação dos leões.

O trabalho efetuado fê-lo voltar ao Benfica para coordenar a estratégia pública de defesa e atuação de Luís Filipe Vieira quando o então presidente do clube se viu a contas com a justiça.