A informação consta num comunicado, emitido esta segunda-feira, pelo novo grupo parlamentar europeu Patriotas pela Europa, a que a SIC teve acesso.
"Hoje, o dia em que o Grupo Patriotas pela Europa se constituiu formalmente no Parlamento Europeu, António Tânger-Corrêa, eurodeputado eleito pelo CHEGA, foi eleito um dos vice-presidentes daquele que passa a ser o terceiro maior Grupo do Parlamento Europeu", refere o comunicado do novo grupo europeu do húngaro Viktor Orban.
Numa primeira reação, o recém-eleito eurodeputado pelo Chega nas europeias de 9 de junho, António Tânger-Corrêa destacou o “sentimento que levou à constituição deste grupo [parlamentar], e que tem a ver com o distanciamento e o crescimento de um Estado Central Europeu de costas voltadas para a realidade das nações e das comunidades que constituem a nossa Casa europeia, e que não queremos perder”.
“Os Patriotas pela Europa representam a esperança para as dezenas de milhões de cidadãos das nações europeias que valorizam a sua identidade, a sua soberania e a sua liberdade. Como forças patrióticas, vamos trabalhar juntos para retomar as nossas instituições e reorientar as políticas para servir as nossas nações e os nossos povos”, acrescenta Jordan Bardella, do partido francês Rassemblement National e aquele que tem mais peso no novo grupo europeu.
No comunicado, a que a SIC teve acesso, é revelada também a composição do Patriotas pela Europa:
- Rassemblement National (França): 30
- Fidesz and Christian Democratic People’s Party (Hungria): 11
- Lega (Itália): 8
- ANO (Chéquia): 7
- Oath and Motorists (Chéquia): 2
- FPÖ (Áustria): 6
- PVV (Países Baixos): 6
- VOX (Espanha): 6
- Vlaams Belang (Bélgica): 3
- CHEGA (Portugal): 2
- Danish People’s Party (Dinamarca): 1
- Voice of Reason (Grécia): 1
- Latvia First (Letónia): 1