País

Alexandra Leitão diz que PS não vai ceder a Governo em nome da “estabilidade”

A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, garante que o partido não vai suportar decisões do governo que não apoia em nome da estabilidade política.

Loading...

Alexandra Leitão, líder da bancada parlamentar do PS, defende que a estabilidade política "só é um bem" quando vai "no caminho certo" e se for negociada, em vez de imposta.

"O Governo e os partidos que o suportam insistem que somos um bloqueio à ação do Governo, querem fazer crer que ao PS - a quem, relembre-se, os portugueses atribuíram o mesmo número de mandatos que atribuíram ao PSD - compete apenas suportar o Governo em nome de um bem maior que é a estabilidade", afirmou, nas jornadas parlamentares do PS, que decorrem em Castelo Branco.

Mas a estabilidade política, defende Alexandra Leitão, “não é um bem si mesma”.

"A estabilidade política só é um bem quando vamos no caminho certo. A estabilidade política só é um bem quando é negociada e consensualizada e não quando é imposta", declarou.

"O PS tem tentado na Assembleia da República influenciar proativamente a governação e se isso puser em causa algumas das medidas do Governo, pois a culpa não é do PS, é dos portugueses que votaram nestes termos e criaram a composição que nós hoje temos na Assembleia da República", acrescentou a líder parlamentar socialista.

Já esta segunda-feira, o secretário-geral do PS,Pedro Nuno Santos, tinha defendido que os socialistas também assumiram compromissos com os eleitores que votaram neles, pelo que não podem viabilizar qualquer orçamento. Foi a resposta as palavras do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que afirmou que preferia "ir embora" do que ceder à oposição e faltar aos compromissos que assumiu perante o país.