Esta quinta-feira realizou-se novamente a Comissão de Saúde na Assembleia da República. O plano de emergência médica foi "auscultado" pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela Associação das Unidades de Saúde Familiar. Os problemas analisados passam pela falta de acesso a consultas, cirurgias e urgências - os próprios hospitais alertam para possíveis encerramentos de urgências no verão.
"No verão preparemo-nos todos para encerramentos em algumas noites e fins de semana", alertou Xavier Barreto da Associação de Administradores Hospitalares.
A mesma defende a posição da anterior direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de encerrar algumas urgências e concentrar recursos.
Já a Associação das Unidades de Saúde Familiar alerta que, o concurso de entrada no Serviço Nacional de Saúde dos Médicos de Família, está atrasado e pode levar a um aumento de constrangimentos.
Até ao final do ano, centenas de médicos de família vão sair do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e sem a entrada destes novos profissionais a situação pode agravar.