País

Montenegro faz balanço positivo da Cimeira da NATO e garante que apoio à Ucrânia é para continuar

O Primeiro-Ministro garante que o apoio à Ucrânia é para continuar até que a guerra termine. Luís Montenegro fez um balanço positivo da Cimeira da NATO, que terminou esta quinta-feira.

Loading...

A Cimeira da NATO em Washington, nos Estados Unidos, reuniu, durante três dias, os 32 Estados-membros que integram a organização. Chegou esta quinta-feira ao fim, o encontro que celebrou os 75 anos desde que foi assinado o Tratado Atlântico Norte. O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, foi uma das personalidades que esteve presente e fez um balanço "positivo" da Cimeira.

Aos jornalistas, Luís Montenegro referiu que o "desafio mais imediato é a defesa da Ucrânia" mas garantiu que o apoio a Kiev é para continuar até que a guerra termine.

"A Ucrânia não vai só ter o apoio até que seja necessário, a Ucrânia vai ter o apoio até que prevaleça sobre a Rússia. Esse é o grande princípio que sai desta cimeira e se vai materializar em múltiplas ajudas", defendeu o primeiro-ministro português.

Durante o segundo dia da Cimeira da NATO, na quarta-feira, a Aliança Transatlântica comprometeu-se a enviar os primeiros caças F16 para a Ucrânia com chegada prevista ainda este verão. Garantiu também ajudar o país com um novo pacote de 40 mil milhões de euros até ao final do ano.