O Algarve continua a ser o destino de excelência para os turistas, não só estrangeiros mas também portugueses, embora com uma ligeira descida, este ano, do número de visitantes nacionais.
Por dias de descanso e muito sol, há para quem o verão tenha apenas um destino: o Algarve. Para os Silva, uma família de Leiria, há um laço afetivo que os prende às terras algarvias.
“Esta praia é praia de eleição aqui do Algarve já há quase 20 anos. Este ano nota-se que há menos afluência de pessoas, mas assim é melhor, porque conseguimos ter mais espaço”, disse, à SIC, Ângela Silva.
Menos portugueses a competir por espaço para a toalha não é propriamente uma boa notícia para a região, que os tem como principais turistas de verão.
Na última época alta, 616 mil turistas nacionais foram responsáveis por quase 2 milhões e meio de dormidas na hotelaria tradicional.
Ainda assim, a hotelaria tradicional não espera quebras. A taxa de ocupação em julho é esperada acima dos 84.2 por cento do ano passado. Em agosto, acima dos 90. A quebra de turistas nacionais tem sido compensada pelo aumento de estrangeiros.