País

BE diz que reuniões sobre OE2025 são precipitadas

A coordenadora do Bloco de Esquerda lembra que os limites de despesa para o próximo ano ainda estão a ser discutidos com Bruxelas, por isso os partidos não sabem quanto dinheiro vai poder ser gasto.

Loading...

Mariana Mortágua considera que as reuniões sobre o Orçamento do Estado de 2025 são precipitadas. A líder do Bloco de Esquerda lembra que há dados de Bruxelas que ainda não foram revelados.

“Os partidos estão a ser chamados para discutir o Orçamento sem saber sequer quais são os limites de despesa para o próximo ano que estão em negociação com Bruxelas”, notou Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas, esta sexta-feira, em São Bento, onde esteve reunida com uma delegação do Governo.

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirma sentir ainda uma outra “estranheza” em relação às negociações com o Governo do Orçamento do Estado para 2025.

“Os partidos são chamados para discutir o Orçamento e, do lado de lá, do Governo, o que sabem é que há compromissos fiscais que foram assumidos, de milhares de milhões de euros, e que o espaço de negociação é um espaço para além desses compromissos fiscais que o Governo já decidiu e que refletem a orientação de política fiscal e política económica do Governo”, apontou.

Marina Mortágua afirma, por isso, que estas reuniões são “menos produtivas do que poderiam ser”.

O Governo está, esta sexta-feira, a reunir-se com os partidos com assento parlamentar para falar sobre o Orçamento do Estado para 2025. Estava inicialmente previsto que o primeiro-ministro marcasse presença nestas reuniões, mas por razões de saúde, Luís Montenegro está ausente.