Uma falha global no sistema da Microsoft está a causar problemas em inúmeras empresas, incluindo companhias aéreas, financeiras, de media e outras indústrias em vários pontos do mundo.
Em entrevista à SIC Notícias, o especialista em cibersegurança, Nuno Mateus, garantiu que esta falha global pode vir a provocar o crescimento de burlas.
“Vamos ver muitas pessoas que vivem deste negócio de má vida que é impactar a vida de terceiros a tentar aproveitar-se disto”, disse.
Até ao momento o setor dos transportes aéreos foi um dos mais afetados pela falha global, com atrasos de voos na Austrália, Hong Kong, Índia, Singapura, Quénia, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Áustria, Países Baixos, Hungria, Irlanda, França, Espanha ou Portugal.
Outros setores afetados foram os dos mercados financeiros e da banca, bem como os operadores de serviços de televisão e dos meios de comunicação social, com interrupções de emissão de canais como a britânica SkyNews ou a francesa TF1.
Ao que tudo indica a falha global deve-se a um problema na atualização de um sistema de cibersegurança da CrowdStrike Falcon que afetou o sistema operativo da Microsoft.
A gigante tecnológica Microsoft já confirmou a falha e disse estar a tomar “medidas de mitigação”.