País

Caso das gémeas: Augusto Santos Silva surpreendido por ter sido chamado para depor na comissão de inquérito

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu estar disponível para responder a todas as questões, mas diz ter poucos esclarecimentos a dar.

Caso das gémeas: Augusto Santos Silva surpreendido por ter sido chamado para depor na comissão de inquérito
Pavel Golovkin/AP Photo

Augusto Santos Silva confessa-se surpreendido por ter sido chamado para depor na comissão de inquérito ao caso das gémeas.

Em entrevista à RTP 3, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou ter sido convocado pela comissão de inquérito, mas disse ter poucos esclarecimentos a dar.

Ainda assim, garantiu estar disponível para responder a todas as questões.

“Evidentemente prestarei esclarecimentos à comissão parlamentar de inquérito”, disse.

Augusto Santos Silva não avançou se o fará por escrito ou presencialmente. Contudo, salientou que não vê razões para não comparecer presencialmente.

Durante a entrevista, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, reforçou que o processo da atribuição da nacionalidade às gémeas luso-brasileiras cumpriu a lei.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ex-primeiro-ministro, António Costa, também foram notificados para deporem.

Apenas o Presidente da República pode optar por não prestar declarações.

O pedido de depoimento do Presidente da República foi aprovado em 4 de junho pela comissão de inquérito. O requerimento para a audição do antigo primeiro-ministro António Costa foi aprovado em 21 de junho e a audição de Augusto Santos Silva, enquanto ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, foi aprovada em 3 julho.