Um incêndio na freguesia de Almaceda, no concelho de Castelo Branco deflagrou por volta das 16:00 desta quarta-feira e mobilizou mais de 400 operacionais, mais de 100 viaturas e 13 meios aéreos. Neste momento encontra-se já em fase de conclusão, como informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Há registo de pelo menos dois bombeiros com queimaduras de 1.º grau e alguns traumatismos. Os operacionais foram encaminhados para o Hospital de Castelo Branco.
Terá ardido apenas povoamento florestal e nenhuma habitação foi afetada.
Segundo a mesma fonte da Proteção Civil, as condições meteorológicas, com temperaturas altas, não são favoráveis ao combate às chamas e está agora a ser feito o trabalho de consolidação da área atingida.
"As condições meteorológicas não são favoráveis, mas o trabalho mais difícil já foi feito. Agora será o trabalho mais importante, que é a consolidação do perímetro, o rescaldo e a vigilância, para evitar reacendimentos", disse, em declarações à agência Lusa, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A partir do período da noite, os meios aéreos vão deixar de operar no local e o incêndio ficará nas mãos dos restantes operacionais.
O incêndio desta tarde obrigou ao encerramento da localização entre a região de Lameirinhas e Padrão.
No local estão elementos da GNR, bombeiros e sapadores florestais.
Com Lusa