País

Operação surpresa no bairro da Mouraria, PSP deteve várias pessoas

A PSP realizou uma operação em larga escala para combater a violência e o tráfico de droga no bairro da Mouraria, em Lisboa. Há três detidos e outras três pessoas foram constituídas arguidas.

Loading...

Três foram detidas e outras três constituídas arguidas esta segunda-feira após uma operação surpresa no bairro da Mouraria, em Lisboa. Equipas de investigação criminal da PSP realizaram buscas a várias casas, num exercício de larga escala para combater a violência e o tráfico de droga.

“Todos [os suspeitos são] colaboradores de uma rede que aqui se dedica à venda de estupefacientes no bairro da Mouraria”, explica o comissário Nélson Silva, responsável da divisão criminal da PSP.

Apesar das queixas que têm sido feitas por parte dos moradores, que pedem uma intervenção devido à violência e tráfico de droga, a PSP nega qualquer ligação à operação realizada esta segunda-feira.

“Esta é mais uma entre centenas que fazemos no caso concreto neste local, portanto, no bairro da Mouraria onde, infelizmente, há sempre quem se dedique à venda de estupefacientes e amiúde realizamos aqui operações para neutralizar estas redes indo ao encontro, também, aquilo que são as ânsias de segurança da população”, explica o comissário Nélson Silva

Acrescentou, ainda, que esta operação em concreto foi realizada “em articulação com todas as valências da PSP, entre elas também a investigação criminal que recolheu os indícios, as identidades, os modus operandi de todos os autores que hoje acabaram surpreendidos e detidos no caso em flagrante delito”.

Além do Bairro da Mouraria, estão a decorrer, também, buscas em Belém e no Restelo, mas estas relacionadas com roubos.

PSP nega aumento de criminalidade violenta no Porto e em Lisboa

Na semana passada, depois de terem vindo a público várias noticias sobre o aumento de segurança nas duas cidades, principalmente na Freguesia de Santa Maria Maior, a PSP enviou um nota às redações onde diz que "tanto a criminalidade geral como a criminalidade violenta e grave diminuíram, comparando com o período homólogo do ano transato".

A 18 de julho, a junta de freguesia, que inclui os bairros de Alfama, Baixa, Castelo, Chiado, Mouraria e Sé, pediu ao executivo de Carlos Moedas medidas concretas para combater a insegurança no centro histórico da capital. O presidente da câmara de Lisboa, manifestou-se preocupado com a insegurança e defendeu um reforço de policiamento, afirmando que houve "um claro aumento" da criminalidade. Disse, ainda, que tem pressionado o Governo.

Governo promete reforço de policiamento

Na semana passada, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, prometeu que as ações de policiamento vão "continuar a ser reforçadas" nas cidades do Porto e Lisboa, sublinhando que o número de operacionais vai aumentar ainda este verão. A ministra disse que este reforço é parte do programa "Verão Seguro 2024", que começou em 15 de junho.

"Vão ser destacados mais elementos a acrescentar aos operacionais que já são afetos" ao Porto e a Lisboa e "vão decorrer ações de policiamento a pé", que é a "vertente na qual as pessoas se sentem mais seguras".

Questionada especificamente sobre o reforço de policiamento na freguesia de Santa Maria Maior, Margarida Blasco reconheceu que é "mais uma das freguesias" com problemas de segurança, realçando que tem sido feito um "levantamento das situações que são mais críticas" para reconhecer as zonas onde é necessário aumentar o policiamento.

[Notícia atualizada às 19:50]