As férias dos portugueses estão a mudar. Muitos estão a trocar o Algarve pelo estrangeiro, porque fica mais barato, mas na política nacional, o guião repete-se para a maioria: dias de descanso dentro do país e rumaria, sobretudo, para o sul.
Mas há uma exceção. Luís Montenegro vai manter o foco no trabalho e não vai de férias. Para o primeiro-ministro vão só contar alguns dias de descanso antes de rumar para o Algarve para a rentrée do PSD, a tradicional Festa do Pontal, marcada para 14 de agosto, em Quarteira.
Mas férias são férias e há quem não as dispense. O Presidente da República é um deles. Como tem sido habitual, é em Monte Gordo que Marcelo Rebelo de Sousa vai dar os primeiros mergulhos de agosto.
"Ainda não sei bem a data porque tenho compromissos, várias festas populares e outros eventos, mas vai ser passado no começo da segunda parte de agosto", desvendou aos jornalistas.
Quem já lá está, no Algarve, é Pedro Nuno Santos, que escolheu Portimão para passar três semanas, tempo, certamente, precioso para refrescar ideias e ganhar energia, com bolas de berlim à mistura, antes de rumar a Tomar, praticamente no centro do país, para assinalar o reinício da atividade política, do PS, a 1 de setembro.
E ainda a sul, vai ser por lá que André Ventura vai descansar nove dias. Ainda sem destino definido, mas provavelmente com os olhos postos nas águas algarvias. Até porque, dia 22 de agosto há rentrée do Chega, em Olhão.
Mais a norte, vai estar Rui Rocha, o líder da Iniciativa Liberal, que regressa às origens: 15 dias em Braga para aproveitar com a família. E lá bem perto, Nuno Melo repete Caminha. O líder do CDS, no Minho, destino que tem escolhido nos últimos anos.
Quem também regressa às origens é Rui Tavares. Como habitual, vai estar pela Arrifana, aldeia no Ribatejo que o viu crescer.
E o Alentejo é a escolha da esquerda. Paulo Raimundo, líder do PCP, antes da Festa do "Avante!", de 6 a 8 de setembro, vai estar com a família no litoral alentejano. Também por lá, na Costa Vicentina, vai estar Inês de Sousa Real, que vai procurar contacto com a natureza.
E mais no interior, com família e amigos em Beja, Mariana Mortágua, a coordenadora do Bloco de Esquerda que prepara a rentrée do partido para 30 de agosto, em Braga.
Todos de férias cá dentro, a aproveitar para descansar e repor energias, que muito jeito vão dar para debater o Orçamento do Estado, o primeiro grande embate do pós-férias dos políticos.
Que livros vão os políticos ler nas férias?