País

Saúde: PS diz que plano de emergência está a falhar e pede que Montenegro assuma responsabilidades

O Partido Socialista vai pedir reuniões na próxima semana com os hospitais que estão com urgências encerradas e apelou ao primeiro-ministro para que apresente medidas que respondam às dificuldades do SNS.

Loading...

O Partido Socialista (PS) diz que o plano de emergência do Governo para a área da saúde está a falhar e exige ao primeiro-ministro que assuma responsabilidades e apresente garantias para fazer face ao encerramento de serviços de urgência de ginecologia, obstetrícia e pediatria em vários hospitais do país.

O PS quer reunir já na próxima semana com todas as unidades locais de saúde, onde as urgências estão a falhar pondo em causa o plano de emergência anunciado pelo Governo.

Pedro Nuno Santos, no X, antigo twitter, destaca que a situação atual nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia é um ”reflexo da instabilidade que o atual Governo introduziu" no setor.

"É importante todos termos consciência que o "silêncio" do PM sobre esta matéria não é compatível com a responsabilidade do cargo. Governar é assumir responsabilidades, nos bons e nos maus momentos. Não é apresentar PowerPoints e, quando estes são submetidos ao teste da realidade, ignorar os problemas", acrescenta na mesma publicação.

Nesse sentido, refere que o PS quer “ouvir quem está no terreno, perceber os problemas e as dificuldades e identificar as soluções”.

Os socialistas acusam Luís Montenegro de ter andado a fazer promessas impossíveis.

Luís Montenegro tem fugido a todas as perguntas sobre a situação, mas o PS faz-lhe um apelo de urgência para enfrentar o problema.

O Governo abriu dois centros especiais de atendimento clínico, um no Porto, outro em Lisboa, já considerados insuficientes pela própria Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Até os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria já se manifestaram publicamente preocupados.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria também veio a público pedir soluções que deem resposta ao "período crítico de verão".