País

Quais são as 8 urgências de ginecologia e obstetrícia fechadas este fim de semana?

Dos 12 serviços de urgência encerrados em todo o país, oito são de ginecologia e obstetrícia. Seis são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Sem médicos para preencher as escalas, as urgências são obrigadas a fechar.

Loading...

Este sábado, estão 12 serviços de urgência fechados em todo o país. Os serviços de ginecologia e obstetrícia continuam a ser os mais afetados. O Governo já criou uma comissão para reorganizar as urgências das maternidades.

Dos 12 serviços de urgência encerrados em todo o país, oito são de ginecologia e obstetrícia. 6 são na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Sem médicos para preencher as escalas, as urgências são obrigadas a fechar.

Reorganizar serviços de obstetrícia

Para evitar que os blocos de parto fechem, a ministra da Saúde criou uma comissão com 20 elementos para reorganizar os serviços de obstetrícia.

O novo plano prevê um decréscimo do número de médicos em cada turno. Por exemplo, no caso da maternidade do São Francisco Xavier, que agora precisa de cinco clínicos, três especialistas e dois internos para a urgência funcionar, passaria a funcionar com quatro médicos.

O número mínimo de médicos num serviço de urgência depende da área populacional de cada hospital.

No caso da urgência de obstetrícia do hospital de São Bernardo, em Setúbal, é obrigatória a presença de três médicos.

Para Fernando Cirurgião passar este número de elementos para dois, será uma medida arriscada.

Quais as urgências de obstetrícia fechadas?

Durante este sábado, estarão encerradas as urgências de ginecologia dos hospitais de São Bernardo, em Setúbal, o de Santarém, São Francisco Xavier, em Lisboa, Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, o Garcia de Orta, em Almada, e o de Abrantes.

Portimão tem apenas a urgência de obstetrícia fechada.

No Barreiro, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, está fechada a urgência pediátrica.