País

Filho de Marcelo Rebelo de Sousa fez 14 pedidos à Presidência da República desde 2016

Os pedidos dizem sobretudo respeito a audiências a brasileiros e portugueses residentes no Brasil e para que o Presidente participasse em encontros com empresários brasileiros.

Loading...

O filho de Marcelo Rebelo de Sousa contactou, por 14 vezes, a Presidência da República com pedidos ao pai. A lista de solicitações, enviada por Belém para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas, foi divulgada este sábado pelo Correio da Manhã e entretanto divulgada no site da Presidência da República.

A Presidência foi ao arquivo e, por causa da Comissão Parlamentar de Inquérito ao tratamento das gémeas luso-brasileiras, reviu os contactos com Nuno Rebelo de Sousa.

O filho do Presidente dirigia-se a Belém enquanto presidente da Câmara de Comércio de São Paulo, cargo que ocupou durante cinco anos até abril passado quando interrompeu o mandato alegando motivos profissionais.

O Palácio de Belém explica que se trata da lista já enviada ao Parlamento a 8 de agosto. Confirma que inclui todos os pedidos feitos ao longo dos dois mandatos presidenciais - cerca de oito anos e meio - por Nuno Rebelo de Sousa.

Os pedidos dizem sobretudo respeito a audiências a brasileiros e portugueses residentes no Brasil e para que o Presidente participasse em encontros com empresários brasileiros.

Um tratou-se de um convite de executivos ligados ao setor dos seguros. Juliana Drummond, a nora de Marcelo, trabalha na área e há uma suspeita, que levou a mãe das gémeas a pedir que fosse apagada documentação da CPI de que uma seguradora ganhou milhões de euros com o tratamento em Portugal.

Belém diz que nenhum dos pedidos de Nuno Rebelo de Sousa é sobre o que a CPI investiga. Mas André Ventura quer ir até às últimas instâncias para que os deputados tenham acesso às comunicações privadas da Presidência, recusado por Aguiar Branco.

A declaração, à porta da Comissão antes de ouvirem o ex-cônsul de São Paulo dizer que nunca soube do caso, nunca foi contactado por Belém e nem conhece a mãe das gémeas, ao contrário de Nuno Rebelo de Sousa e Juliana Drummond.

A nora de Marcelo é uma das pessoas que a CPI quer ouvir e que não respondeu ao contacto.