País

"É uma necessidade que o Governo olhe para os bombeiros com respeito"

O vice-presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Domingos Morais, diz que os bombeiros não querem perder a razão, mas sublinha que a revolta é muito grande.

Loading...

“Não queremos perder a razão, mas é um facto que o Governo não tomou atenção às reivindicações dos bombeiros”, começou por explicar Domingos Morais, vice-presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Numa entrevista via telefone à SIC Notícias, lembrou que os bombeiros lutam há mais de 20 anos pela criação de um estatuto profissional e, mais recentemente, por atualizações salariais, nomeadamente, pelo aumento do subsídio de risco. A revisão do subsídio de risco aconteceu com outras forças de segurança, tendo os bombeiros ficado de fora.

Domingos Morais sublinha que os sapadores em início de carreira ganham pouco mais de 900 euros.

“É preocupante termos que chegar a este ponto, mas é uma necessidade que o Governo olhe para este setor e olhe para os bombeiros com respeito e dignidade que merecem”, diz, lembrando a reunião entre bombeiros e secretários de Estado que aconteceu na semana passada e que acabou “numa mão cheia de nada”.

Os bombeiros sapadores estão esta quarta-feira em protesto em frente à Assembleia da República. Reivindicam "acertos salariais para compensar o aumento da inflação" e a regulamentação da carreira, lamentando a "falta de resposta" dos vários governos.