O primeiro-ministro anunciou, no domingo, a criação de equipas para apoiar as forças de segurança no combate à criminalidade e o reforço de polícia nas ruas. No encerramento do congresso do PSD, Luís Montenegro revelou ainda que vão ser abertos dois novos centros para pessoas em situação irregular, mas o antigo ministro da Administração Interna do PS, José Luís Carneiro, garante que estas medidas já são antigas.
Montenegro falou sempre como presidente do PSD, mas o discurso foi todo ele de primeiro-ministro.
E, ao anunciar medidas para a governação, o líder do Executivo deu particular destaque à questão da segurança, que tem sido uma das bandeiras do Chega.
As declarações de Montenegro deixaram surpreendido José Luís Carneiro, titular da pasta da Administração Interna, no anterior Governo.
Também a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia reage com cautelas e muitas dúvidas às palavras de Montenegro.
Outra das propostas apresentadas pelo primeiro-ministro passa por um programa de atração de talento no estrangeiro dando condições a quem entrar de forma legal no país.
Mas, para casos diferentes de imigração, foram também anunciadas medidas.
Da lista de medidas anunciadas por Montenegro faz ainda parte problema da violência doméstica. Neste caso o objetivo é duplicar o apoio para a autonomização das vítimas.